Saturday, May 20, 2006

Do Silêncio


Silêncio... Por quê falar? Por quê agir? Por quê? Para quê? Por quê banalizar a palavra quando não há qualquer razão para a usar? Será melhor observar? Ligar o piloto automático e responder quando necessário? Intervir para falar e ninguém ouvir?
Quem está constantemente calado é atributado(a) de chato, suspeito, desinteressado, etc., etc.. Eh, pá! Teremos de ser palhaços e chamar a atenção só por uma questão de heteroconceito? Não será melhor intervir quando necessário ou pertinente?
Há gente, gentinha e gentelha, que precisa de perceber que quando algumas pessoas não falam, não é por falta de opção, mas por opção!!! Para quê falar por falar? Um dos grandes problemas da constantemente criticada mentalidade mesquinha portuguesa é precisamente o falajar constante!
É preciso falar, mas falar mesmo!!!! Deixemo-nos de tretas triviais!!! Aprende-se mais a ouvir do que a falar...
S. Vicente, 20-05-2006

6 Comments:

Anonymous Anonymous said...

sim, por vezes é preciso mais do que ouvir... é preciso escutar.
Alguem disse um dia que temos dois ouvidos e uma boca, para escutarmos mais do que falamos. Porém há pessoas que precisam de estar constantemente a falar, como forma qui ça terapeutica de escape ao seu mundo, falar disto, daquilo, da vida deste ou daquele, mesmo para se abstrair do vazio que a sua propria vida se tornou...
Falem... não falem... "just get a life"!

[[]]

5:15 AM  
Blogger Joana said...

Para uma possível definição de "falar" passa no meu blog. Ainda bem que voltaste aqui. Continua! Jinhos.

3:34 PM  
Anonymous Anonymous said...

Pois, concordo contigo e com os 2 comments aqui colocados! Infelizmente os tugas têm muito o vício de falar mais do que escutar. Mas isso também vai da educação. Eu (FELIZMENTE) aprendi a escutar mais do que falar e, quando falo, penso que digo o que deve ser certo. Há muita gente que "fala muito e não diz nada". Infelizmente é mesmo assim. Mas mais vale dizer uma coisa acertada de que dizer 100 coisas e não dizer nada. O barulho (falar muito) acaba por cansar qualquer um. E daí, o bestial torna-se besta... enfim...
Prefiro comntinuar a falar pouco e tentar dizer as coisas certas e na hora certa. Gosto mais. Quem não gostar que se amanhe.
Aliás, grandes pensadores sempre disseram: "Os inteligentes calam-se muitas vezes para dizerem as palavras certas na hora certa". Abração, brother. :)

8:36 PM  
Anonymous Anonymous said...

E um "abração brother" do Vasco diz tudo. Falar pouco, sentir muito

5:32 PM  
Blogger Shore said...

"algumas pessoas não falam, não é por falta de opção, mas por opção!!!"

*aplaude de pé*

Parabéns.

[[ ]]

9:50 AM  
Anonymous L.F. said...

Remeto-me ao silêncio das minhas parcas conclusões.
Continua a trabalhar!

4:28 PM  

Post a Comment

<< Home